quarta-feira, 28 de outubro de 2009

METACOGNIZAÇÃO E ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

O conhecimento relativo à pessoa envolve todos os conhecimentos ou crenças sobre os seres humanos. O conhecimento sobre a tarefa diz respeito à informação que ele já dispõe para realizar uma tarefa e aos objetivos da tarefa. O conhecimento sobre a estratégia inclui as informações que o aprendiz possui sobre os processos ou as ações que lhe permitirão alcançar seus objetivos com maior eficácia numa determinada tarefa. Portanto, o conhecimento metacognitivo diz respeito à interação entre a pessoa, a tarefa e a estratégia.RIBEIRO afirma que podemos falar em experiência metacognitiva sempre que enfrentamos uma dificuldade, uma falta de compreensão ou um sentimento de que algo não está indo bem. Quando o aluno tem o sentimento de ansiedade porque não compreendeu algo, mas reconhece que precisa e quer compreender, este sentimento poderia ser denominado de experiência metacognitiva. Estas experiências são importantes porque é por meio delas que o aprendiz pode avaliar as suas dificuldades e, conseqüentemente, desenvolver meios para superá-las. Além disso, a abordagem tradicional da metacognição não considerava as condições mais adequadas para a aprendizagem. Não se trata apenas de os alunos saberem o que devem fazer para aprender, mas também onde, quando, como e com quem devem fazer isso.
É importante reconhecer que o metaconhecimento não é apenas o conhecimento dos processos psicológicos, mas também dos conteúdos que devem ser assimilados ou apreendidos.É necessário deixar claro que há uma dificuldade de transformar a metacognição em um uso estratégico do conhecimento porque a corrente tradicional vem interpretar a metacognição como aquilo que os sujeitos dizem de sua própria cognição.

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