quinta-feira, 22 de julho de 2010

Psicopedagogia



A psicopedagogia se preocupa com o processo no qual se dá o aprendizado. A sua atuação está voltada para a dissolução das dificuldades de leitura, de concentração e de conquista da lógica, preocupando-se com o sujeito como um todo.
Baseia-se na construção do vínculo com a aprendizagem, a auto-estima, a autocompreensão sobre o processo de aprendizado. O diagnóstico psicopedagógico investiga os recursos e as maneiras individuais de aprendizado, para a caracterização do que tem significado para o aluno.
É preciso que se conheça a estrutura operatória de cada criança, o que pensa, como pensa, sua história de aprendizagem, os movimentos de vida como filho, quem são seus pais, qual sua posição na família, em relação aos colegas e professores etc. As informações podem oferecer a reestruturação da aprendizagem em função dos problemas identificados. O trabalho com a psicopedagogia deverá ter como objetivo auxiliar a criança a entender as suas dificuldades, promovendo assim uma autonomia que desperte e que liberte.A psicopedagogia pode ser clínica ou institucional. O profissional da área clínica realiza o atendimento em consultório. Em geral, os alunos com problemas são encaminhados pelas escolas. No caso do psicopedagogo institucional, a sua atuação se dá nas escolas, identificando os alunos que apresentam dificuldades em sala de aula. O profissional pode empreender uma intervenção individualizada, verificar o perfil do aluno e definir se a metodologia adotada na escola é adequada a ele.
O espaço escolar deve favorecer e estimular cognitivamente, promovendo desafios para que a criança se reconheça como ser pensante. Objetivando uma relação respeitosa e individualizada, a psicopedagogia constrói alternativas para a superação das dificuldades psicomotoras, linguísticas e matemáticas e para a formação de hábitos e de uma rotina de busca da autoestima. Contribuindo, assim, para que o aluno se reconheça como um ser capaz e perceba-se como um ser único e possuidor de habilidades e competências como qualquer outra criança em desenvolvimento.

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