quinta-feira, 22 de julho de 2010

Expressão da criativadade na alfabetização


Na prática pedagógica, não é incomum que o professor encontre barreiras para atender as necessidades dos alunos. Nesse sentido, a criatividade na ação pedagógica não se resume em simples aplicação de métodos e técnicas, mas é uma reflexão sobre o que estamos fazendo e o que poderemos fazer acerca das reais possibilidades de atendimento das necessidades dos alunos.
Na relação entre criatividade e possibilidades, serão encontradas possibilidades que irão orientar as impossibilidades, a desorientarem e orientarem o professor na busca de novos caminhos.A criatividade só é possível pela expressão plena da autonomia. Ser professor é dar condições e oportunidades ao outro de construir seus próprios sentidos e criar suas próprias condições de viver em sociedade. O professor é um agente de encantamento nesses tempos de desencanto. O professor é aquele que faz florescer as possibilidades criativas passando a assumir o papel fundamental no desenvolvimento da criatividade de seus alunos. Pois ele organiza, critica parte da experiência antiga para solucionar problemas novos, desenvolve todo trabalho docente de forma a contribuir para fomentar a criatividade de seus alunos.
A criatividade é uma necessidade humana e não só individual, mas também cultural.
Não se pode dizer a um artista qual a melhor tinta, qual a tela mais adequada, que tipo de combinação ele deverá utilizar para produzir sua obra. Talvez seja desnecessário dizer a um professor que ele deva ser criativo e orientar o desenvolvimento da criatividade através da sua prática pedagógica.
Os brinquedos de papel machê, a reutilização das garrafas pet, a construção de livros vocabulários, as brincadeiras com rima, as brincadeiras de roda e as músicas são instrumentos que contribuem para o sucesso do processo de aprendizagem.
As brincadeiras com palavras possibilitam o domínio da estrutura da língua. O processo da construção de vocábulos, as unidades sonoras, a tonicidade, as rimas, as assonâncias e o ritmo são construídos pela vivência através das brincadeiras. Os recursos abstrativos utilizados através dos jogos são importantes para o desenvolvimento da criança; são suporte num aprendizado efetivo de todas as áreas do conhecimento. Criatividade e alegria não precisam de explicação, passam a ser um presente saboroso, uma alfabetização encantadora.



A partir da expressão da criatividade na ação pedagógica, é possível repensar outras sugestões, como, por exemplo, o jogo da velha pode ser feito de jornal, pintado com guache e betume; já o dominó pode ser repensado; com caixas de leite encapadas, podem ser construídas duas ou três letras do alfabeto, levando as crianças a brincar num espaço mais amplo e de forma coletiva.
Outras sugestões podem ser enviadas para o blog. A troca de experiências enriquece a prática do educador.

jogos_para_alfabetização:Jogo da velha , mosáico,boneca de papel maché

Nenhum comentário: