domingo, 24 de janeiro de 2010

função do psicopedagogo no processo ensino-aprendizagem e como pode ajudar a lidar com o fracasso escolar?


O processo de aprendizagem está intimamente ligado ao processo de estar no mundo, com suas dificuldades, obstáculos e "confusões vivenciais". Ora, se cada situação é um processo de aprendizado e compreensão, podemos encarar os obstáculos no percurso da vida - tais como, por exemplo, uma situação de fracasso escolar - como favorecedores de crescimento. Parece, no entanto, que a maior preocupação que se tem com respeito a situações consideradas "de fracasso escolar" é com relação ao futuro: seriam elas prenúncio de um fracasso na vida profissional, por exemplo? É importante lembrar que o fracasso escolar deve ser visto como sintoma de alguma outra dificuldade, que, por sua vez, solicita reflexão e mudança. Ligado objetivamente à reprovação escolar, ao indivíduo que não consegue aprender dentro de determinadas estruturas, o fracasso escolar, no entanto, pode ser visto inclusive como um rótulo que camufla as dificuldades de um sistema escolar. O campo de atuação onde ocorre pode ser determinante: reavaliar esse campo e os padrões por ele fixados é de vital importância para a compreensão de situações de dificuldade. Olhar um indivíduo com dificuldades escolares como se fosse um tonel que se esvazia, que não tem memória e não registra nada é, no mínimo, uma postura reducionista, que não permite encará-lo como sujeito de sua própria história. Por isto, o psicopedagogo deve trabalhar em conjunto com a família, a escola e outros profissionais ou instituições envolvidas, para poder chegar a um consenso a respeito dos problemas e das possibilidades de soluções. São questões como essas que merecem a atenção do psicopedagogo, e podem transformá-lo num mediador entre o aluno, a escola e a família, tanto instrumentalizando esse aluno para sua inclusão no sistema de ensino, como instrumentalizando as instituições no sentido de relativizar as expectativas.

Como se da o trabalho de terapeuta familiar sistemico


Quando uma família nos procura, o que ela pede é que a ajudemos a ver em que ponto de sua história ela ficou paralisada, que nó impede seu perfeito funcionamento, ou qual padrão de ligação não satisfaz. Salvador Minuchin, um dos grandes terapeutas familiares da atualidade, afirma que as famílias constroem histórias sobre suas vidas, e depois, com o passar dos tempos, elas se tornam as próprias histórias que contam. Por isto, a maneira como se organiza uma família está intimamente relacionada à visão que ela tem de si mesma. Com o passar do tempo, essa visão acaba por ajudar a construir os mitos familiares que, por sua vez, reforçam a visão que a família tem de si, e assim, sucessivamente. Muitas vezes, quando a família traz os seus problemas ao consultório, o que ela traz realmente são as definições que criou para si própria, e que acabam por funcionar como carcereiras: tentar escapar delas é como apalpar a morte, pois não se pode imaginar a vida de outra maneira. Numa dinâmica familiar, os vínculos emocionais que atam uns aos outros têm a densidade de um fio de aço: possibilitar movê-los, flexibilizá-los ou desatá-los é convidar os membros de um sistema familiar a percorrer um caminho cheio de perigos, mas com possibilidades imensas de novas descobertas. Nesse sistema, tudo aparece em forma de interações: não há o indivíduo sozinho, mas o indivíduo em interação com...Assim, uma mulher, enquanto esposa de um homem autoritário, pode funcionar como submissa, enquanto ela mesma é uma déspota na relação com os filhos. Estes, por sua vez, com cada um de seus irmãos podem agir de uma maneira: dóceis com alguns, blefadores com outros, dominadores com um mais novo, e assim por diante... Na terapia de família de linha sistêmica o terapeuta também faz parte do processo. Ele, ao experienciar as formas de atuação da família, por sua vez, revê suas próprias formas de atuação: ao filiar-se ao sistema familiar, possibilita que os membros daquele sistema também se filiem a ele. E é por meio da conquista da confiança na figura do terapeuta que se tornam plausíveis as mudanças necessárias.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010



Morre aos 75 anos num terremoto no Haiti a medica sanitarista fundadora e coordenadora internacional da pastoral da criança Zilda Arns, ela estava em missão humanitaria.
seu corpo será sepultado em Curitiba.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cada um dorme ou mora aonde quiser.








Um belo lugar para se morar, só é preciso cuidar um pouco na hora de levantar. Já pensou esquecer e se jogar da cama?

Bloco Orishalá e Banda Batalá na lavagem do Bonfim



Patricia Costa canta a música "Janeiro Chegou" de Geronimo Santana dedicada a maior festa popular do calendário do verão de Salvador "A Lavagem do Bonfim" com imagens do Bloco Orishalá e da banda internacional de percussão feminima Batala, os primeiros a desfilar no percurso da festa.

O Bloco Orishalá é o primeiro a sair na Lavagem do Bonfim em Salvador na frente do cortejo das baianas com a banda internacional Batalá e suas 150 percussionistas de vários países do mundo e do Brasil.

O prazer de Viver e Aprender: Lavagem do Bonfim

O prazer de Viver e Aprender: Lavagem do Bonfim

Lavagem do Bonfim



A abertura da 254ª Lavagem do Bonfim, às 9:00h desta quinta-feira, acontecerá nas escadarias da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com as apresentações de um coral formado por representantes de diversos corais de Salvador e regido pelo maestro Francisco Rufino, da Igreja do Bomfim e dos Filhos de Ghandi. Em seguida, acontece um encontro interreligioso entre Igreja Batista, Igreja Católica, Religiões Afrobrasileiras e Espiritismo, para realizar uma oração pela paz. A Igreja Católica será representada pelo Padre Valson Santos Sandes, o Baba Silvonilton representa as Religiões Afrobrasileiras e Marcelo Mariano Cadidé representa o Espiritismo. A Igreja Batista ainda não confirmou seu representante. Ao final, o coral e os Filhos de Ghandi apresentam-se novamente, dando início ao cortejo que segue a partir das 9h30 em direção à Colina Sagrada.


Fonte: Salvador Notícias

domingo, 10 de janeiro de 2010

Baby dancing

Avaliação